O último Adeus...
- A Família
- 20 de abr. de 2017
- 2 min de leitura
Na terça-feira despedimo-nos de uma grande amiga nossa: a Mika. Foi um dia muito triste para todos nós, que, durante os últimos três anos, convivemos de perto com a Mika e acompanhámos toda a sua luta.

Quando conhecemos a Mika e a sua Dona, a nossa amiga Linda, a Mika era uma cadela cheia de vida, muito dona do seu nariz. Era a mais pequenita do grupo, mas punha todos os outros cães em sentido! Com ela ninguém fazia farinha!
A Mika acompanhava a Linda todos os dias para o seu trabalho como treinadora de cães. E lá ficava toda contentita, deitada ao sol, a receber mimos dos donos dos outros cães, enquanto a Linda dava as suas aulas. Acompanhava também todos os passeios dos outros cães. Tinha uma vida cheia!
E era doida por biscoitos! E ai de quem se esquecesse!... A verdade é que ninguém se conseguia esquecer de dar um (uns) biscoito à Mika... Se estivéssemos distraídos, ela lá nos lembrava, na sua linguagem canina...
Uns meses depois de a conhecermos, a vida da Mika deu uma grande reviravolta. A Linda, com o seu grande coração e amor pelos animais, resolveu acolher uma cadelinha abandonada, recolhida pela Agir pelos Animais, enquanto não se arranjava uma nova família para ela. Só que esta cadelinha, coitadita, vinha com esgana e ninguém se tinha apercebido. E a Mikita, que já não caminhava para nova, foi contagiada... E, azar dos azares, desenvolveu a forma neurológica da doença, o que a deixou paraplégica...
Foi muito triste ver a Mika naquela sua nova condição... Mas a Linda não baixou os braços, sempre na tentativa de lhe proporcionar a melhor vida possível! Foi incansável!
E a Mika continuou sempre a vir ao parque passear com os outros cães e a ir à praia (que tanto adorava) e ao rio... E, com muito esforço e ajuda de muitos amigos, a Linda lá lhe conseguiu comprar a cadeira de rodas que foi a sua companheira nestes últimos anos.
Foram quase três anos de luta, com muitos períodos complicados. Mas a Mika (e a Linda) não se deixou vencer! Ambas são um exemplo para todos os cães e seus Donos!
Quando a Linda esteve doente, a Mika ficou connosco cá na Quinta. Foi muito bom tê-la connosco! Parecia que sempre tinha vivido lá em casa! Não estranhou nada e, ao segundo dia, quando já tinha percebido as rotinas (esperteza não lhe faltava!), já fazia as suas exigências e chamadas de atenção! Há que fazer pela vida!
Passava as manhãs ao solinho, na varanda, e as tardes no quarto de hóspedes, para não apanhar o frio do fim da tarde. À hora de almoço, ia com a matilha passear pela Quinta e roer umas ervinhas! Quando chegava a hora de jantar e a matilha desaparecia com a Dona para a cozinha, “Ão! Ão!”, “Não se esqueçam de mim! Estou cheia de fome!”. E, depois de jantar, lá ficava toda satisfeita, na sua caminha, em família, a ver televisão e a roer um “ossinho” até à hora de ir para a cama.
Tentámos que tivesses as melhores semanas possíveis longe da tua Dona e esperamos ter conseguido.
Resta-nos deixar aqui um último adeus a esta nossa amiguinha... Vamos ter muitas saudades tuas!
Comentários