O dia em que os sonhos ruíram
- Dona
- 28 de set. de 2017
- 3 min de leitura
Olá Amigos!
Este tem sido, de facto, um Verão muito duro e difícil aqui na Quinta. Uma nuvem muito negra estacionou sobre a Quinta e ensombrou as nossas vidas. Esta é mais uma triste história das vidas na Quinta.
Num fim-de-semana de meados de Julho, quando regressámos de um dos nossos passeios no rio, o Tuga começou a coxear. A matilha tinha-se fartado de correr e brincar na areia durante esse passeio, pelo que pensei que o Tuga tivesse dado algum mau jeito. Nada que um pouco de repouso não resolvesse. De qualquer forma, avançámos para o “exame clínico” caseiro: estica pata para aqui, encolhe para ali, dobra para acolí... Dói? Não dói? E a verdade é que o Tuga não manifestou qualquer queixa durante esses movimentos. No dia seguinte já coxeava menos, mas, ainda assim, a coisa não estava resolvida. Por isso, durante a sesta da tarde de domingo, voltámos à carga! A determinada altura, na posição em que o Tuga se encontrava, pareceu-me que a pata dianteira direita estaria ligeiramente inchada abaixo do cotovelo. Ao final da tarde, quando fomos regar, aproveitei que o Tuga estava de pé para comparar, centímetro a centímetro, as duas patas. Era verdade: havia um inchaço! Não teria sido só um mau jeito. Teria havido alguma lesão mais séria. Tínhamos que ir visitar o Tio Nuno ao Centro Veterinário Conimbricense...
E na segunda-feira lá fomos. O Tio Nuno fez-lhe um verdadeiro exame clínico, com todas as movimentações a que tinha direito e, com excepção de uma ligeira retracção quando lhe pressionou a “mão”, também não detectou nada de especial. Chamei-lhe, então, a atenção para o tal inchaço, bem escondidinho no meio do pêlo. “Inchaço? Que inchaço?”... “Aqui... Olha... Compara com a outra pata...” E o Tio Nuno lá confirmou a presença de uma massa dura que não o deixou nada satisfeito. O Tuga foi imediatamente fazer um Rx.
E foi aqui que começou mais um pesadelo... O Rx mostrou um espessamento ósseo e o Tio Nuno ficou com um ar deveras preocupado... Quando vi a cara dele, passou logo uma sombra muito negra pela minha cabeça... E o Tio Nuno desmarcou de imediato toda a sua agenda da manhã de terça-feira para fazer uma biópsia ao Tuga.
(Mais uma vez um enorme obrigada pela vossa disponibilidade e carinho!!!!)

Os dias que se seguiram foram muito difíceis... Foi uma espera interminável pelos resultados da biópsia... Uma ansiedade crescente e avassaladora... E, no final do Julho, tudo desabou... Os nossos sonhos ruíram... As nossas piores expectativas confirmaram-se... O Tuga tem um osteossarcoma... um tumor altamente maligno e com um prognóstico nada simpático.
Temos tempos difíceis à nossa frente. Principalmente o Tuga, claro! Mas também toda a Família, porque custa muito ver um animal com a vida, a alegria, a energia do Tuga passar por tamanho sofrimento e provação... E tão novinho!
Mas vamos estar todos com ele! Vamos lutar por ele e com ele e aproveitar ao máximo todo o tempo que ainda tivermos juntos com a maior qualidade possível!
E como, de facto, nunca sabemos o que a vida nos reserva e o Tuga ia ter que “recolher às boxes” durante uns tempos, decidimos proporcionar-lhe bons momentos.
Deixo-vos algumas imagens das duas últimas idas do Tuga ao rio antes do início da luta:
E em casa, antes de sairmos para o Centro Veterinário Conimbricense para dar início à luta:
Força Tuga!!!! Estamos e estaremos sempre contigo!!!!
Comments